terça-feira, 13 de maio de 2014

O Gigante Mimir

Mimir



Mimir era, na mitologia nórdica, um gigante que foi considerado o membro mais sábio dentre o grupo de deuses conhecidos como Aesir. Serviu como o guardião da Mimisbrunnr, o poço do conhecimento localizada na base da árvore-mundo Yggdrasill.

Ao final da guerra entre os Aesir e os Vanir, os deuses firmaram uma trégua, que seria selada com a troca de lideres entre os dois clãs, onde Mimir e o irmão de Odin, Hoenir, foram entregues aos Vanir. Hoenir era tido como um líder nato, porém sempre consultava o sábio Mimir antes de tomar qualquer decisão. Os Vanir sentiram-se enganados pelos Aesir, e enfurecidos, acabaram cortando a cabeça de Mimir e enviando-a de volta para Odin, o pai dos deuses. Odin embalsamou a cabeça de Mimir e a colocou na fonte de Yggdrasil. Utilizando seus conhecimentos rúnicos, Odin conseguiu fazer com que a cabeça falasse e dessa forma passou a utilizar a cabeça como meio de adquirir mais sabedoria.
O poço do conhecimento surgiu a partir do local onde a cabeça de Mimir foi mantida. Buscando sabedoria, Odin cavalgou até o poço para beber de suas águas. No entanto, Mimir lhe permitiu fazê-lo apenas depois de Odin deixar um de seus olhos no poço. A partir de então, quando Odin queria aprender os segredos do bem, ele fazia perguntas à cabeça de Mimir, que lhe dava as respostas que almejava.
Hoenir e Mimir parecem ser a representação dos poderes cognitivos de Odin. O nome Hoenir deriva-se de hugr, e Mimir de minni e eram raízes para os nomes Huginn e Muninn, nome dos corvos de Odin, que eram a representação dos poderes cognitivos do deus. Portanto dizem ser Mimir a memória de Odin, e a consulta a sua cabeça pelo deus simboliza o acesso ao conhecimento oculto, vedado aos novatos e permitidos aos iniciados da tradição.





fonte:
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013_07_01_archive.html
http://www.espiraistempo.com.br/2012/07/mitologia-nordica-o-mito-de-mimir-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário