quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fadas


Cendrillon1A fada-madrinha prepara-se para transformar a abóbora para Cinderela (ilustração de Doré)


Uma fada (hada em castelhano, feé em francês, fata em italiano,fay em inglês) é uma entidade sobrenatural que intervém de forma mágica no fado, no destino das pessoas. Seu nome deriva defatum, fado ou destino em latim.

Originalmente, Fata era o nome popular, em latim vulgar, de cada uma das deusas que personificam o destino, conhecidas também como Parcas pelos romanos, Moiras pelos gregos e Nornas pelos nórdicos.

Em contos de fadas como Cinderela, A Bela Adormecida ePinóquio o papel das fadas ou fadas-madrinhas é o de encaminhar o jovem protagonista a seu destino e proporcionar a ajuda mágica necessária para atingi-lo. No papel de conselheiras, protetoras e inspiradoras pessoais, as fadas assemelham-se também ao gênio dos romanos.
Etimologia

O francês antigo fae(moderno fée) originou o inglês fae ou fay que ganhou um sentido mais genérico, confundindo-se com diferentes entidades do folclore celta e anglo-saxão de ambos os sexos, principalmente os elfos, mas também feiticeiras (como Morgan le Fay, a "Fada Morgana" ou "Morgana das Fadas") e outros.

Dessa palavra derivou faery ou fairy, que originalmente significava a qualidade, atividade, habitação ou país das fay, mas mais tarde veio a ser identificado com as entidades propriamente ditas, que incluem tanto elfos (geralmente imaginados como seres pequeninos e alados), quanto as "fadas" propriamente ditas (geralmente chamadas fairy-godmothers, "fadas-madrinhas") e os seres chamados em português de "duendes" ou "encantados", em geral.

A palavra "fada" em português também é às vezes tomada como nome genérico de seres sobrenaturais do sexo feminino ou, por influência do inglês como equivalente de elfa.

Entretanto, a tradução mais exata de fairies, no sentido amplo que tem em inglês, seria encantados ou mesmo duendes. No sentido de lugar ou qualidade, o equivalente mais preciso em português seria encantaria.

Anel de Fadas

Acreditava-se que às vezes, as fadas se reuniam e dançavam em círculo, festejando. Ao amanheçer, o local em que dançaram aparecia como um círculo de grama verde-luminosa ou um círculo de cogumelos. Quem entrasse em um círculo de fadas em uma lua cheia e fizesse um pedido, o pedido iria se realizar. Mas caso um humano pisasse em um círculo em um dia em que elas estivessem festejando, ele seria feito prisioneiro, obrigado a dançar até a exaustão. O único modo de escapar seria se alguém mantesse o pé bem firme fora do círculo e puxasse a pessoa para fora. Segundo alguns relatos, o anel de fadas seria um portal para o mundo delas. Mas neste caso, a pessoa deveria deixar um pedaço de ferro na entrada, metal a que tinham aversão, pois caso entrasse no mundo das fadas e elas fechassem o portal, a pessoa perderia a noção do tempo, podendo passar uma noite no mundo delas, que equivaleria a anos no mundo mortal.

Relacionamento com os humanos

Existem histórias lendárias por todas as nações contando a relação entre humanos e fadas. Muitas delas contavam que as fadas auxiliavam os humanos com as tarefas domésticas em trocas de moradia, uma cama quentinha e comida. Aparentemente a maioria é aficionada por doces, bolos, geléia, frutas, pães, leite ou derivados e etc.Para pedir a ajuda de um diabrete, uma dona-de-casa deveria deixar uma cesta de maçãs entre as copas das árvores. Um brownie aceitaria fazer qualquer trabalho doméstico, contanto que seja recompensado todas as noites com coalhada e uma fatia de bolo (qualquer recompensa maior seria tomada como uma ofensa, fazendo o brownie ir embora). No entanto, com qualquer tipo de fada, se for recompensada com roupas novas, elas irão embora. Acredita-se que quando o ser humano começou a derrubar as árvores, a sua moradia, elas se zangaram e foram embora.
Poderes das fadas

Acredita-se que o poder mais comum das fadas seja o glamour, um poder que permite que elas assumam qualquer forma, para poder aparecer aos humanos. Tem o dom de ficar invisíveis, de alterar o estado de consciência, de afetar o desenvolvimento das colheitas e de controlar os efeitos atmosféricos. Supostamente conheçem também segredos sobre cura e tesouros ocultos, além de exímia habilidade sobre a arte e a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário