terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Deusa Nammu


Deusa Nammu


Segundo os mitos das regiões mesopotâmicas, Nammu ou Namma é um deusa primordial, a mãe de todos os deuses e deusas, do céu e da terra; cujo nome é descrito por um pictogramaque significa "mar primordial"; era a deusa do "mar doce".

Da união, nasceram de Nammu, Anu (Céu) e Antu/Ki (Terra), nasceu Enlil (Ar); quando o deus do Céu, se viu sozinho e chorava copiosamente com saudades da esposa Ki, Nammu então recolheu as lágrimas e gerou Enki, Ereshkigal e Ninki(Damkina). Era uma deusa poderosa e afável. É a grande mãe das fontes da vida, é a deusa que nutre e preserva.

Deusa Original (Mãe) para os povos antigos da suméria

O mundo nasceu quando Nammu, um abismo sem forma, enrolou-se em si mesma num ato de auto-procriação.
A deusa NAMMU gerou dois filhos: AN (céu) e KI (terra), criando a ideia de feminino e masculino. Daquele primeiro casal nasceu EN-LIL (deus do vento) que ocupou um lugar de destaque na criação do mundo: ela separou o casal original (AN e KI) estabelecendo a divisão entre o céu e a terra.

Na mitologia suméria, Nammu (mais propriamente Namma) é a deusa da criação suméria. Se a criação do mito babilônico Enuma Elish é baseado em um mito sumério, o que parece provável, Nammu / Namma é a deusa suméria do mar primordial que deu origem ao céu e a terra e os primeiros deuses. Ela foi provavelmente a primeira personificação da constelação que os babilônios posteriormente chamada Tiamat e os gregos chamavam de Cetus e representou o Apsu, o oceano de água doce que os sumérios acreditavam colocar debaixo da terra, a fonte de água que dá vida e fertilidade em um país com quase nenhuma chuva.
Como Nammu / Namma é a deusa das águas férteis, um é o deus do céu. Nammu / Namma e seu filho Enki criou a humanidade como assistentes para os deuses. Enki é o deus da cultura humana, que também preside o Absu.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nammu; http://cubano.ws/info-atual/nammu

Nenhum comentário:

Postar um comentário