terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Deusa Nêmesis

Deusa Nêmesis

(autoria desconhecida; foto internet)
Deusa do Destino.





Hoje é o primeiro dia do Festival de Nêmesis. A deusa grega encarregada do destino.

Era também chamada de deusa da Retribuição. Era ela quem distribuía a sorte e a justiça uniformemente.

Nêmesis castigava com severidade todos cuja inteligência encontrava-se perdida pela arrogância e pelo orgulho. Assim como perseguia aqueles que gozavam de uma excessiva felicidade.

Como era uma criatura da noite, era responsável pelas Fúrias. As Fúrias eram três deusas vingativas que faziam o transporte das almas dos pecadores mortos para o Tártaro, região em que se aplicavam os castigos no mundo inferior.

Segundo a mitologia, para fugir das investidas de Zeus, Nêmesis se metamorfoseou em gansa. O deus se transformou em cisne e a ela seu uniu. Dessa conjunção, Nêmesis pôs um ovo e o escondeu num bosque sagrado. Um pastor o encontrou e o deu à Leda. Guardado num cesto, a seu devido tempo, nasceu Helena, a mulher de beleza fabulosa e por quem heróis e reis lutavam e guerras eram travadas.

Nêmesis também se tornou uma deusa dos esportes. Em Roma, era homenageada nas pistas de corridas.

O nome Nêmesis significa distribuir, dividir, tomar, receber legalmente. Os atributos dessa Deusa eram um ramo de macieira, rédeas, um chicote, uma espada e uma balança.

No seu dia, ou quando precisar, mentalize a resolução de qualquer problema. Um incenso de ópio e um novelo de lã já fazem um ritual. Após acender o incenso, vá enrolando em seus dedos a lã e pedindo à deusa que desembarace a parte da sua vida que está confusa. Peça a ela para mostrar-lhe a solução. Ao terminar de enrolar, a guarde próxima ao incenso. Repita esse ritual por três dias que é o tempo de duração do Festival. A intenção é que Nêmesis desembarace a sua vida. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário