terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Deusa Nut


Deusa Nut



Nut, criadora da Via Láctea

Nut é a Deusa Egípcia considerada Mãe dos Céus, é o céu que acolhe os mortos de seu império. Ela era, originalmente, a Deusa do céu diurno, onde nascem as nuvens, mas passou a representar o céu de uma forma geral.

Parte do hieróglifo que forma seu nome é um pote com água ( água) que representa o útero. Seu nome também pode ser escrito como Neuth, Nuit e Nwt. Talvez até mesmo a Deusa Neith seja um desmembramento de Nut. É de seu nome que surgiram as palavras inglesas night (noite),nocturnal(noturno), and equinox (equinócio), e a palavra francesa nuit (noite).

Representada como uma mulher com o corpo, alongado, coberto de estrelas e a pele azul, normalmente ela está nua, com os pés e mãos tocando a terra, quando com roupas, seu vestido é escuro e coberto de estrelas. Ela também pode ser representada sob a forma de umavaca, com cada olho representando a Lua e o Sol ou carregando Rá em suas costas. Também há imagens dela como uma leitoa amamentando vários porquinhos.



Nut, Mãe dos céus

Enquanto mulher, seus braços e pernas, os pilares que sustentam seu corpo, o céu.

Ao ser retratada como uma mulher carregando um vaso na cabeça que, na verdade, é um pote com água, com que era honrada, o mesmo pote presente eu seu nome representando a água, o útero e a criação.

Ao ser representada por alusão a uma metamorfose por que espontaneamente teria passado. Era representada também por uma belíssima mulher, trazendo o disco solar orlando sua cabeça.

Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o Deus da Terra.

Filha de Tefnut e Shu, esposa de Geb e mãe de Osíris, Isis, Seth, Néftis e Hathor, Nut é considerada um da das mais antigas deusas do Panteão Egípcio, com as suas origens sendo encontrado na história da criação de Heliópolis, onde, para os egípcios, se iniciou a obra da criação do mundo.


Morte

No túmulo de Tutankhamon foi encontrado junto a sua múmia um peitoral no qual era invocado a proteção desta deusa: “Nut minha divina mãe, abre tuas asas sobre mim enquanto brilharem nos céus as imorredouras estrelas”.

“Ó Nut do largo passo,

quando semeias a esmeralda, a malaquita,

a turquesa como estrelas!

Se tu és verde, eu também sou verde.

Verde como uma planta viva.”


Guia rápido de Correspondências:

Invoque Nut para: abundância, criação, fertilidade, geração, maternidade, morte, nutrição, proteção

Animais: Vaca, Porca

Aromas e ervas: benjoim, copo-de-leite, hissopo, jasmim, mirra, sândalo

Bebida: água, leite

Cores: azul claro, azul royal, prateado, preto

Face da Deusa: Mãe

Dia: Segunda-feira

Elemento: água

Estação do ano: Inverno

Símbolos: estrelas, Ankh, sistro, chifres, vaso






Papiro com a Deusa Nut

fonte do texto e fotos: http://dezmilnomes.wordpress.com/2010/10/17/deusa-egipcia-nut/

Nenhum comentário:

Postar um comentário