terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Zeus


Deus Zeus

A relação com os Deuses gregos as vezes se complica um pouco pois não é um panteão monolítico. Aconteceram várias adições, assimilações, mudanças e sobreposições. ZEUS, por exemplo, é uma Deus "complicado", eheheheh.

Na fase pré-olímpica, ou seja, antes de o panteão se organizar em torno desses conceito de Olimpo, Zeus tinha outras características e não estava exatamente associado ao comando ou chefia dos deuses. Seu nome origina-se do indo-europeu DYU, que significa BRILHO... e isso o associa ao céu diurno, ao sol, à luz, às nuvens que brilham com os últimos raios de sol do poente (enquanto o céu já está ficando escuro) e àquelas iluminadas pelos primeiros raios ao amanhecer (enquanto céu ainda está escuro). Também está associado às montanhas mais altas, aquelas cujos picos estão sempre (ou quase sempre) coberto de nuvens (que brilham no poente e no amanhecer) - e é daí que vem a ideia de Olimpo (a montanha mais alta), onde Zeus impera. Por fim, ele é o CÉU AZUL BRILHANTE, o formador dos ventos e das nuvens e, portanto, um Deus da fertilidade posto que controla as chuvas e a mudança das estações.


Esse Zeus originário, realmente não é patriarcal! Porque ele não tem aquelas características que normalmente vemos repetidos nos livros de mitologia por ai. Não é grandão todo-poderoso, conquistador de todas as mulheres (mortais ou não), que manda e desmanda, que causa medo. É um Deus da natureza (e não do Olimpo).


Esse Zeus tem relações férteis com diversas deusas mais Velhas: MÉTIS (a Sabedoria, a Premonição, a Previsão, a Prudência), TÊMIS (a Justiça, a Lei Divina), EURÍNOME (as Águas Primordiais, a Fonte da Criação), DEMÉTER (a Terra), MNEMÓSINE (a Memória de tudo, a Lembrança Universal), LETO ou LATONA (a Terra Escura, a Grande Loba das florestas) e HERA (originalmente, a Vegetação, as Plantas com Flores).

Esse Zeus, tem muitos filhos... mas não porque é o (desculpe a má-palavra) "fodão", mas simplesmente porque ele é o Fecundador; é quem envia a chuva e os raios do sol, indispensáveis para as lavouras, os campos e as florestas de onde todos os animais (inclusive o humano) tira seu alimento. Sem que Zeus fecunde a Terra, não há alimento prá ninguém, não há vida.


A imagem de um Zeus mandão, promíscuo e conquistador, todo-poderoso, cheio de vontade... essa, sim, é uma imagem patriarcal. Ou melhor: uma LEITURA patriarcal de Zeus. Aliás, todo o Olimpo apresentado são uma releitura patriarcal. E, infelizmente, muitas vezes é a única que temos, pois é a única passada nos livros, na escola e nos sites produzidos pelo Ocidente moderno, que é patriarcal. Uma tentativa (até bem sucedida, infelizmente) de legitimar o patriarcado.

Esse Zeus patriarcalizado é, muitas vezes, também psicologizado e transformado em arquétipo do homem forte, poderoso, controlador, racional demais, lógico, cheio de vontade... Ou seja: os "machos-alfa"! Alias, temos que ter muito cuidado com a tendência a psicologizar a Antiga Religião (de qualquer povo que seja). A psicologia é uma ciência ocidental e moderna; nasceu no século XIX, com explicações para uma psique moderna e ocidental, transformando Deuses em arquétipos e rituais ancentrais em ritos de auto-conhecimento. Essa tendência, nos afasta ainda mais de onde queremos chegar: aos Deuses Antigos.


Por isso, Zeus não é patriarcal... mas a releitura patriarcal que fizeram desse Antigo Deus do Céu Iluminado, fecundador e iluminador, é que, infelizmente, ainda predomina em muitos pagãos.

Napaykunakuy!
Os Filhos de Zeus



Retratada como ciumenta e agressiva, Hera odiava e perseguia as amantes do marido Zeus e também os filhos gerados com elas.

* Héracles ou Hércules era filho de Zeus com a mortal Alcmena e foi perseguido por Hera ainda quando era criança, quando Hera tentou matá-lo. Era famoso por sua força.

* Musas: Zeus fertilizou a titânide Mnemósine, a deusa da memória. Durante nove noites consecutivas ela deu à luz a nove filhas em algum lugar do Monte Olimpo. Suas filhas eram as Musas que cantavam o presente, o passado e o futuro, ao som da lira de Apólo.

* Apolo foi uma das divindades principais da mitologia greco-romana, um dos principais deuses olímpicos. Filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções. Depois de Zeus, era o mais influente e venerado de todos os deuses da Antiguidade Clássica. Apolo era sinônimo de luz física e espiritual. Era tido como eternamente jovem e de beleza sem igual entre os Deuses.

* Ártemis, deusa da vida selvagem e da caça, era irmã gêmea de Apolo e ajudou no parto do irmão.

* Hermes: Nascido da união de Zeus com a Ninfa Maia, desde cedo Hermes demonstrou suas incríveis habilidades divinas. Hermes era o veloz mensageiro dos Deus do Olimpo. Foi o patrono dos viajantes, comerciantes e também dos ladrões, dos mentirosos. Conversador emérito, descuidado de tudo, sempre pronto a cooperar, desempenhava um papel muito importante no Olimpo e na terra. Possuia várias atribuições devido à sua agilidade física e mental.

* Perséfone ou Coré, era filha de Zeus e de Deméter, deusa da agricultura. Perséfone foi raptada por Hades, deus do mundo subterrâneo.

* Dioniso ou Dionísio - Baco: Concebido da união entre Zeus e a mortal Sêmele, Dioniso ou Dionísio ensinou o homem a cultivar os vinhedos e tornou-se o deus do vinho e da embriaguez. Patrocinava as festas e as comemorações com luxuria. Dioniso, também chamado de Baco, era sempre representado com folhas de parreira e cachos de uva adornando a cabeça. Muitas vezes tinha atitudes debochadas, lânguidas e até mesmo efeminadas, o que fazia um perfeito conjunto com as peles de felinos que gostava de usar. Apaixonou-se perdidamente por Adriadne, vindo a desposá-la.

* Perseu foi o herói mítico grego que decapitou a Medusa, um monstro que transformava em pedra qualquer um que olhasse para ela. Ele era filho de Zeus, que sob uma forma de chuva de ouro, engravidou a mortal Danae.

* Helena de Tróia era de filha de Zeus e de Leda. Quando tinha 11 anos foi raptada pelo herói Teseu mas seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta. Possuía a reputação de mulher mais bonita do mundo e isso despertava a inveja em Hera, mulher de Zeus.

* Minos: Filho de Zeus e Europa, Minos foi um rei da ilha de Creta. Atribuem-lhe grande número de aventuras amorosas e costumam apontá-lo como o primeiro homem a praticar pederastia. Com sua esposa Pasífae, Minos foi o pai de Ariadne, Androgeu, Deucalião, Fedra, Glauco e Catreu e de muitos outros. Pasífae teria sido também a mãe do Minotauro.


Texto e fonte: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário